Sanatório recebe certificado do TRT/AL e da SRTE por cumprimento de meta do programa Jovem Aprendiz

Certificado4

Jovanka Melo representou o Hospital Sanatório no evento e reebeu, das mãos do desembargador Pedro Inácio, o certificado de cumprimento de meta do programa

O Hospital Sanatório foi contemplado pelo Ministério do Trabalho com o certificado de cumprimento de meta do programa Jovem Aprendiz. O documento foi entregue pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas, desembargador Pedro Inácio da Silva, a gerente do setor de recursos humanos, Jovanka Melo, e ao assessor jurídico Caio Porto, que representaram o hospital.

O programa Jovem Aprendiz é uma ação do governo com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem para capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.

O jovem aprendiz é contratado por dois anos pela empresa participante do programa, mediante seleção, atuando um período no local de trabalho e outro em capacitação. Por essa jornada, ele recebe o salário mínimo/hora, tendo direito a todos os benefícios trabalhistas e previdenciários compatíveis com o contrato de aprendizagem.

Para participar do programa é necessário estar estudando ou já ter concluído a educação básica. O programa dá preferência aos jovens que estudam em escolas públicas e que mantenham uma boa frequência e boas notas dentro de sala de aula.

Aproveitamento - O Hospital Sanatório participa do programa desde 2011, época em que as turmas selecionadas atuavam apenas um ano – a primeira turma com atuação por dois anos concluiu o contrato no final de junho último. No total, já foram seis turmas de jovens aprendizes.

Desta vez foram, ao todo, 14 jovens, que atuaram nas mais diversas áreas do hospital – almoxarifado, setor de auditoria, sistema Fácil de Saúde, hemodiálise, tecnologia da informação, laboratório, setor de pessoal etc.

Desde que aderiu ao programa, o hospital aproveitou diversos jovens em seus quadros de colaboradores, após a conclusão do aprendizado, segundo Jovanka Melo. “Muitos são contratados no final, dependendo do desempenho e da necessidade do setor”, explicou.

O evento – O certificado de cumprimento da meta fez parte de uma audiência pública promovida pelo TRT/AL e Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) destinada a debater a Lei de Aprendizagem. Foram contempladas, além do Hospital Sanatório, outras 41 empresas que se destacaram pelo cumprimento exemplar da Lei de Aprendizagem.

Certificado10

Representantes de entidades defenderam o programa durante a solenidade, que contou com número expressivo de autoridades e profissionais da área trabalhista em Alagoas

O evento contou com a participação de magistrados, advogados, procuradores e auditores do trabalho. Na ocasião, o TRT/AL e a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) entregaram Certificado de Excelência aos representantes das 42 empresas que se destacaram pelo cumprimento exemplar da Lei de Aprendizagem.

Também estiveram presentes representantes de entidades que atuam na formação técnico-profissional de jovens para o mercado de trabalho e de várias empresas convidadas para a audiência.

Crescimento - O desembargador Pedro Inácio da Silva fez uma reflexão sobre a exploração do trabalho infantil e sua grave consequência para os jovens a para a sociedade e destacou também o crescimento do número de empresas contempladas este ano com o certificado de cumprimento de meta do programa.

Para Jovanka Melo, há espaço ainda para que esse número cresça. A meta do programa Jovem Aprendiz para Alagoas é de 11 mil vagas. “Mas desse número apenas 4.500 vagas foram preenchidas. Ainda estamos distantes da meta do programa, mas estamos nos aproximando”, disse.

Ela destacou ainda a contribuição e empenho do Hospital Sanatório nesse contexto, tendo sido uma das instituições a aderir ao programa desde o primeiro instante. “O hospital cumpre, com determinação, seu papel social, seguindo firme sua vocação de prestação de serviços e solidariedade ao povo alagoano”, disse Jovanka.