Sanatório disponibiliza 76 leitos para receber pacientes do HGE durante o período de Carnaval

Pacientes Olival Santos

Pacientes que receberem alta da situação de emergência no HGE, serão encaminhados ao Sanatório durante o período carnavalesco (Foto Olival Santos / Sesau)

O Hospital Sanatório vai disponibilizar 76 leitos no período de Carnaval – e após, até o domingo (05.03) – para dar suporte ao Hospital Geral do Estado (HGE). A decisão da diretoria da instituição foi anunciada ontem pelo diretor-administrativo Júlio Bandeira.

Normalmente, o Hospital Sanatório disponibiliza 42 leitos para atender pacientes oriundos do HGE. São pessoas que recebem o atendimento de emergência e estão fora de perigo, necessitando, no entanto, de acompanhamento e tratamento médicos para melhorar o quadro de saúde ereceber posteriormente alta.

Essas vagas são distribuídas para as áreas de neurocirurgia (16), cirurgia geral (10), pneumologia (8), vascular (4) e clínica médica (4). Porém, em razão de que no período carnavalesco aumenta significativamente o número de pacientes do HGE, enquanto no Sanatório ocorre grande queda de cirurgias eletivas (pré-marcadas), o que gera sobra de leitos, foi possível ampliar momentaneamente a parceria do Sanatório com o HGE.

Assim, a direção da instituição decidiu acrescentar mais 34 leitos para receber os pacientes que após atendimento no HGE saiam do quadro de emergência.

Segundo Júlio Bandeira, será mantida, mesmo com a ampliação da oferta de leitos, a mesma proporção das clínicas de atendimento.

Ele acrescentou que os atendimentos privado e por planos de saúde continuarão normalmente. “Fizemos todo um planejamento de escalas e plantões tanto para o atendimento pelo SUS, no caso a esses pacientes do HGE, como para as demais modalidades, tudo com planejamento e suporte adequados”, disse.

O diretor-presidente do Sanatório, José Dagmar Vaz, comunicou a decisão ao secretário Christian Texieira, da Saúde, e à direção do HGE, que mostraram-se bastante gratos. “É que nesse período”, disse José Dagmar, “a demanda do HGE aumenta consideravelmente e, se não houver instituições na retaguarda, para onde possa encaminhar pacientes que saem da situação de risco emergencial, o hospital passa a conviver com sérios problemas de superlotação”.

- Essa nossa iniciativa – disse José Dagmar – faz parte do nosso compromisso com a saúde pública alagoana. Tradicionalmente, o Hospital Sanatório sempre apoio as ações de governo e deu sua parcela de contribuição e, agora, sabendo da alta demanda no HGE durante o Carnaval, decidimos fazer nossa parte.

Centro cirúrgico – Ainda durante o Carnaval a direção do Sanatório fará a transferência de serviços para a parte nova do Centro Cirúrgico, que passará a dispor de uma nova sala de recuperação anestésica, copa, outros acesso para os profissionais e nova sala.

A expectativa da direção é concluir todas as obras em até dois meses, juntando com a parte mais antiga do Centro Cirúrgico, que passará por toda uma adequação. O serviço passará a dispor de quatro salas cirúrgicas e seis leitos de recuperação anestésica.

Corpo de Bombeiros – O Hospital Sanatório também vai disponibilizar quatro leitos, na Unidade José Cândido, exclusivos para o Corpo de Bombeiros.

Eles serão destinados a atendimento exclusivo aos militares da corporação, caso necessitem. O hospital também colocará à disposição deles toda sua estrutura técnicas de atendimento assistencial.

A iniciativa atende parceria firmada pelo hospital com o Corpo de Bombeiros, representando pelo tenente-coronel Aldo Calaça Costa, neurocirurgião militar. A disponibilização desses leitos ocorrerá no mesmo período do suporte dado pelo hospital ao HGE para receber pacientes – a partir deste sábado (25.02) até o domingo (05.03).